A História do bodyboarding

A História do Bodyboard

Tom Morey foi quem inventou a prática do bodyboarding wm 1971

O bodyboard se originou a partir de uma antiga forma de surf em ondas na Polinésia. Alaia boards, feitas a partir de madeira koa. Esta forma de surfar foi observada e registrada em 1778 pelo capitão James Cook em sua chegada no Havaí.

Mais tarde estas Placas Alaia, eventualmente, evoluíram para o mais moderno PAIPO (pie-poh), feita a partir de madeira ou fibra de vidro. O bodyboard então foi inventado em 7 de julho de 1971 por Tom Morey. Enquanto vivia na Ilha Grande do Havaí, na cidade de Kailua, ele desenvolve um bloco de espuma usando um ferro quente, uma faca elétrica, e folhas de jornal. Ele cortou os trilhos em 45 graus, em seguida pegou a sua nova criação e foi a praia para surfar.

O Bodyboard era conhecido no Havai como paipo-board. O paipo é a prancha reportada como a mais antiga para pegar ondas, e uma evolução natural ao bodysurf. Mais tarde os reis havaianos construiram pranchas maiores, autênticos troncos, para andar “de pé” nas ondas, uma forma de se distanciarem da plebe. Os nativos em geral continuaram a usar o paipo para se divertirem, algo que veio até aos nossos dias até à invenção da prancha de surf.

                                

Na foto: Tom Morey | inventor do bodyboard

Ao mudar-se para a Califórnia, em 1974, começou com uma pequena produção de fundo de quintal. No ano seguinte, uma multinacional americana comprou os direitos de produção e passou a fabricá-la em grande escala.

Saiba como comprar a sua bodyboard baseando em seu peso e altura.

O paipo esteve nas entrelinhas do esporte durante algumas décadas, até que o surfista americano Tom Morey foi quem deu cara nova ao esporte. Aperfeiçoando a ideia dos nativos, Morey, que morava no Havaí, re-criou um paipo usando a primeira prancha de espuma de polietileno. Chamou-lhe bodyboard. Ao mudar-se para a Califórnia, em 1974, começou com uma pequena produção de fundo de quintal. No ano seguinte, uma multinacional americana comprou os direitos de produção e passou a fabricá-la em grande escala.

A nível desportivo a performance do bodyboard chegou a um nível nunca sonhado por Tom Morey, que apenas tinha planejado um desporto mais acessível a todos, em conformidade com o espírito paipo. No entanto as possibilidades desta prancha revelaram-se imensas, chegando a ser o desporto número 1 no que diz respeito a surfar nas ondas mais perigosas do planeta. Nos picos mais desafiantes do planeta como Pipeline, Teahupoo, Shark island, El Fronton, The Right ou Cyclops os limites foram e são ainda ditados pelo melhores bodyboarders do mundo todo.

A prática de pegar onda de Bodyboard nos tempos modernos exige um alto condicionamento físico e mental. Sendo um esporte de altíssimo nível de dificuldade em ondas extremas.

Hoje o esporte está revolucionário e já praticado em todos os países com praias no mundo inteiro. O bodyboarding tem sido respeitado como um dos esportes mais radicais da atualidade.


Confira um breve vídeo sobre como fazer um paipo antigo.

Abaixo confira o Comercial da Morey Boogie nos anos 80.

Como bônus e relíquia ainda conseguimos um vídeo entrevistando nosso querido e patrono Tom Morey como segue abaixo.


E COMO O BODYBOARD CHEGOU NO BRASIL?

No Brasil o esporte chegou em meados de 1978, mas o primeiro circuito brasileiro de bodyboarding só ocorreu em 1988, com três etapas, sendo a primeira em Pitangueiras (Guarujá) e a segunda na Praia Mole, em Florianópolis.

O maior responsável pela popularização do esporte e seu desenvolvimento em âmbito nacional é incontestavelmente Marcus Cal Kung.

Visite nossa nova loja de produtos on line aqui.

Em 1988, durante o primeiro campeonato brasileiro, foi formada a ABRASB – Associação Brasileira de Bodyboarding.

No Paraná, sul do Brasil, o bodyboarding iniciou-se no começo de 1984, tendo como pioneros Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, Renato Hundsdorfer, Gustavo Henrique Pereira de Souza, que em 1988 fundaram o Body Boarding Club (BBC), com o objetivo de ensinar a competir, estimular a prática do esporte, gerar novas oportunidades e valores, e principalmente criar perspectivas para o aprimoramento tático e técnico dos atletas. Os campeonatos do BBC eram realizados através de Body treinos com estruturas menores. Em 1989 foi fundada por Luiz Gustavo, Gustavo Henrique – já citados – e Lian Da Rolt a Associação Parananense de Body Boarding que, em 1990 realizaram o primeiro circuito paranaense tendo Saul Ribeiro Jr. como o primeiro campeão e em 1992.


Veja abaixo em um pequeno teaser um pouco da história do bodyboard no Brasil.


Quer aproveitar e saber em detalhes como comprar uma bodyboard em detalhes? Clique e confira nesse post.

Mundo Bodyboard – O maior Site com conteúdo de Bodyboarding do Brasil!

Deixe seu Comentário