COMO COMPRAR A SUA BODYBOARD? 

Existem algumas dicas e noções básicas para escolher o modelo e tamanho correto de uma prancha de bodyboard se baseando no Tamanho, Peso e Altura, comprar bodyboard vai ser mais fácil após ler este artigo. Para quem estiver iniciando ou também já pratica há um bom tempo é extremamente importante saber escolher o modelo e o tamanho da prancha de bodyboard para a sua evolução no esporte.

Todos os detalhes são necessários para entender como comprar uma bodyboard.

Dicas: comprar bodyboard, prancha de bodyboard

Comprar bodyboard (prancha de bodyboard): Uma regra bem básica referente a tamanho: Coloque a prancha em pé no chão e na sua frente, a bodyboard tem que bater mais ou menos na altura do seu umbigo (ou um pouco abaixo). Existem as exceções, mas a maioria segue essa recomendação básica. Este seria o tamanho ideal para você conseguir surfar bem. Leia e entenda mais como comprar sua prancha de bodyboard nas dicas abaixo.

Clique no banner abaixo e confira nossa NOVA loja de produtos

comprar bodyboard

Referente a largura da prancha de Bodyboard, é importante que ao colocar ela embaixo de seu braço você consiga segurá-la sem dificuldades. Comprar uma bodyboard então não é tão simples como parece, existem vários detalhes que realmente fazem a diferença na hora do surf.

E SOBRE AS BORDAS DA BODYBOARD? QUAL E COMO ESCOLHER?

Você já deve ter visto em algum site na hora da compra de sua prancha de bodyboard algo relacionado a 50/50 ou 60/40 por exemplo. Essa característica retrata a borda da prancha que você quer escolher.

BORDA 60/40 – A bodyboard tem mais borda na parte de cima e a prancha flutua um pouco mais. Recomendamos principalmente para quem é iniciante. 6.4 é o ângulo de borda onde a parte inferior, mais próxima ao fundo, é maior do que a parte superior.

É uma borda clássica, muito utilizada na década de 80. Melhor para ondas grandes e/ou cheias e para quem necessita de flutuação.

BORDA 50/50 – A bodyboard é mais rápida e é recomendada tanto para atletas como para amadores. 5.5 é o ângulo de borda onde a parte inferior, mais próxima ao fundo, é igual à parte superior formando uma quina. Melhor em ondas fortes e buraco. Garante firmeza na cavada, colocação na parede e mudanças rápidas na transição das linhas.

 


CLIQUE AQUI E ASSISTA O NOVO VÍDEO DE ITACOATIARA


COMPRAR BODYBOARD

Tudo é questão de teste. As vezes o tamanho de prancha é bom para uma pessoa mas péssimo para a outra.

Logo abaixo separamos para você uma tabela com relação aproximada de tamanhos para que você tire suas dúvidas na hora da compra principalmente pela internet.

como comprar bodyboard

TABELA DE RELAÇÃO PESO/ALTURA – TAMANHO DA BODYBOARD

Tamanho (Polegadas) em média

Tamanho da BodyboardAltura da pessoaPeso da pessoa
Bodyboard tamanho “37″1,23cm a 1,53cm28 a 38kg
Bodyboard tamanho “37,5″1,30cm a 1,47cm30 a 40kg
Bodyboard tamanho “38″1,35cm a 1,52cm35 a 50 kg
Bodyboard tamanho “39″ 1,40cm a 1,62cm40 a 55 kg
Bodyboard tamanho “39,5″1,54cm a 1,60cm43 a 55 kg
Bodyboard tamanho “40″1,58cm a 1,67cm50 a 60 kg
Bodyboard tamanho “40,5″1,60cm a 1,70cm50 a 70 kg
Bodyboard tamanho “41″1,70cm a 1,75cm57 a 80 kg
Bodyboard tamanho “41.5″1,73cm a 1,77cm60 a 85 kg
Bodyboard tamanho “42″1,77cm a 1,83 cm68 a 90 kg
Bodyboard tamanho “42’5″1,84cm a 1,89cm79 a 95 kg
Bodyboard tamanho “43″1,90cm a 2mt85 a 100 kg
Bodyboard tamanho “44″Acima de 1,90Acima de 100 kg

Dicas: comprar bodyboard




 

*Informamos que este anúncio acima é confiável, por gentileza apenas clique nele para nos AJUDAR a manter nosso Site e projeto crescer, pois ganhamos com publicidade do google a cada clique. Você nos ajudará e muito com apenas um clique e depois poderá retornar a essa página normalmente.* 

PARA OS INICIANTES (Comprar bodyboard)

Mas como exatamente comprar uma bodyboard? Saiba como comprar e escolher sua prancha de bodyboard, escolher o bloco da bodyboard, rabeta, materiais da bodyboarding, etc.

Pra quem está começando, as pranchas mais largas e um pouco maiores são mais recomendadas que as mais estreitas, pois são mais estáveis e flutuam mais. Uma bodyboard mais fina serve para as ondas “buraco” e as pranchas mais grossas para ondas mais “cheias”.

O desempenho nas manobras não depende só do bodyboarder, mas também da qualidade e material da prancha. As pranchas com rabeta são indicadas para qualquer tipo de onda e sua canaleta ajuda o atleta na cavada da onda (botton turn). Sem a canaleta, o bodyboarder fica mais solto na hora de executar as manobras.

Rabetas Bat-tail deixam a prancha solta e muito manobrável mas também funcionam melhor com canaletas para um melhor controle.

Tail é a traseira da prancha.


 

QUAL A LARGURA E O MELHOR SHAPE?

A bodyboard que tem o shape com o bico mais largo é mais apropriada para quem surfa deitado (prone) e a de bico estreito para quem surfa mais de Drop Knee.

SHAPERS DE BODYBOARD

Embora muitos não percebam ou talvez não deem a devida atenção, existem diversos modelos e shapers de Bodyboard, que são produzidas para diversos tipos e tamanhos de ondas no mundo inteiro. O formato da prancha, borda, peso , tamanho, bloco, rabeta, são formas e modelos a serem consideradas na hora de comprar a bodyboard para uma boa performance.

TIPOS DE RABETAS DE BODYBOARD

rabetas de bodyboard

 

RABETA BAT TAIL

Esse tipo de rabeta possui um contorno especial, que fornece a prancha uma maior aderência na onda. É excelente em ondas buraco e rápidas, com bom desempenho também nas ondas cheias. É uma das rabetas mais usadas no mundo. Bat tail parece asas de Morcegos.

RABETA BAT SQUARE
Tem uma variação da bat com as pontas quadradas e área do centro reta. Excelente resposta nas cavadas e projeção acelerada em ondas rápidas e buraco.

RABETA SQUARE
Tem entrada centralizada e as pontas quadradas. Tradicional rabeta usada na década de 80, funciona melhor em ondas buraco e ajuda a quebrar a linha da onda.

RABETA CRESCENT TAIL

Em formato de “U”, essa rabeta é excelente para ondas cavadas, e para atingir grandes velocidades, permitindo ao atleta executar as manobras que exigem uma velocidade maior. É a rabeta mais utilizada no esporte e no mundo do bodyboard, escolher e comprar uma bodyboard com essa rabeta é certeza de evolução.

Tem entrada centralizada e as extremidades pontudas. É ideal para ondas buraco e velozes, têm boa aderência nas cavadas e excelente resposta nos tubos. Crescent tail parece uma meia lua.

RABETA BAT ROUND
Semelhante ao bat tail, porém com a área central estendida e mais arredondada que adiciona um comprimento maior a prancha e dá maior sustentação para ondas cheias.

SHAPE PARA DROP-KNEE
A bodyboard para Drop-Kenee é bem diferente do shape para pegar onda de Prone, deitado. Seu bico é mais fino e a tendência é a prancha ser mais larga para uma boa flutuação, mas existem atletas, de modo especial os profissionais que preferem um shape e um corpo estreito para pegar mais velocidade e ter uma boa proporção na hora dos tubos e manobras.

bloco de bodyboard

 

Rail

É onde o bodyboarder agarra a prancha ao lado, são as partes laterais da prancha, normalmente em cores diferentes. A grande maioria das pranchas apresentam uma combinação em medição de 60/40 ou 50/50. Teoricamente uma combinação 60/40 oferece mais controle enquanto a de 50/50 é mais rápida.

A maioria das marcas fazem as suas pranchas com 60/40. Muitos bodyboarders nem percebem esta diferença, uma vez que ambas funcionam bem em qualquer prancha.

Mesh
É uma rede em material plástico colocada no core (bloco) da prancha para aumentar a projeção e durabilidade.

Slick
É a parte de baixo da bodyboard que desliza na onda e onde estão os canaletas (caso ela possua).

Stringer
A maioria das pranchas de bodyboard contêm no seu interior um ou dois “tubos” de carbono a que se dão o nome de “stringers” e têm como objetivo aumentar a resistência da prancha, reduzir a deformação e adicionar estabilidade ao core da prancha, tornando-a mais fácil de controlar e permitindo obter maiores velocidades na onda.

Nose
É o “bico ou nariz” da prancha, que fica virada para a frente.




 

QUE TIPO DE BLOCO DEVO ESCOLHER?

Existem diversos modelos produzidos. Os dois blocos mais usados e conhecidos mundialmente hoje são os PP e PE. O Bloco Duralight também é bastante usado em nosso país, foi desenvolvido especialmente para temperatura da água e tipo de onda do Brasil.

O bloco PP é mais “duro” enquanto o PE é mais mole e flexível. A escolha do bloco é um pouco relativo, o mesmo pode ser bom para um atleta e ruim para o outro, é uma questão de adaptação e de técnica de cada um. O bloco PE, por exemplo, é menos flutuante que o PP.

Pra quem sempre surfou com um “bloco duro”, ou PP, logo ao pegar um bloco PE vai sentir grandes dificuldades na volta das manobras. Pois o mesmo exige que o atleta seja mais “perfeito”.

Surfando com um bloco PE o bodyboarder tem mais controle na cavada e no tubo. É mais fácil ficar no trilho.

Para os iniciantes indicamos surfar com um bloco PP e com uma bodyboard mais larga, para poder ter uma boa instabilidade.

Existem diversas lojas de bodyboard, inclusive on line para fazer suas compras com segurança. Só lembramos que tocar e ver a prancha é muito mais seguro e confiante. Então na hora de comprar a sua bodyboard fique atento a essas dicas para não errar e se arrepender depois.

bloco de bodyboard

E OS STRINGERS?

Basicamente falando, são como “canos” dentro das bodyboards. Algumas possuem um ou dois stringes em cada bloco. Isso também afetará diretamente na fluidez, uma prancha com 2 stringers, por exemplo, poderá ser mais resistente, porém mais dura e o impacto será maior na aterrissagem das manobras.

Não existe uma regra para ditar qual é a melhor bodyboard, isso vai variar para o tamanho, peso, nível de surf do atleta, etc.

São vários fatores que podem fazer com que um tipo de bodyboard seja a melhor e mais adaptável para você. Experimente diversas pranchas até encontrar a sua, isso também fará você progredir muito.

FALANDO DE PÉ DE PATO

 

E QUAL O TAMANHO DO PÉ DE PATO COMPRAR?

Depende… normalmente sempre usamos dentro desse padrão divulgado abaixo, mas existem fabricas e pés de pato (assim como os tênis) que possuem uma diferença. Nenhum pé é igual ao outro, existem exceções de largura e espessuras do mesmo. O correto seria experimentar e sentir ele no pé. Mas abaixo segue boas dicas de tamanho.

XS – 34/35 (extra small)
S – 36/37 (small)
M – 38/40 (medium)
L – 41/42 (large)
XL – 43/44 (extra large)

PÉ DE PATO SIMÉTRICO OU ASSIMÉTRICO?

Simétrico – são pés de pato que possuem simetria iguais, ou seja, não tem pé direito ou esquerdo definidos. Caso ele saia do seu pé em águas salgadas ele é feito de um material que boia. Lembrando que ele só flutua em água salgada.

Assimétrico – possui os dois pés diferente.

Os pés de pato assimétricos, pelo seu formato, são capazes com o tempo de causar lesões nas articulações de quem os usa com frequência (esportistas).

Pois quando é necessário que o usuário nade com as pernas alternadas, que é o que ocorre na maioria dos casos, há um desperdício de força por parte do atleta, pois exige maior força, já que uma parte dela é dissipada, jogada para o lado, não sendo direcionada totalmente para trás como deveria ser. Isso por causa do formato (pé direito e esquerdo).

Já os pés de pato simétricos (lados iguais) distribuem a força em forma de impulso necessário para o atleta, pois possuem o mesmo formato e são capazes de aproveitar ao máximo a energia gasta pelo nadador e dificilmente ocasionará lesões em quem os usa.

comprar bodyboard

Entendeu como comprar bodyboard? Escreva abaixo nos comentários caso queira maiores informações e comente o que achou das dicas em nossa página exclusiva.

Comprar bodyboard não é tão simples como parece, mas com estas dicas você já estará bem orientado.

POSTAGEM BÔNUS:

E de bônus segue abaixo um novo vídeo feito no CHILE com altas ondas e inspirador. Dê o play e Compartilhe essa página no whatsapp.

Projeto Mundo Bodyboard!!!

(C) copyright Mundo Bodyboard – O conteúdo desta página é de direito autoral da equipe Mundo Bodyboard. Qualquer tipo de cópia ou reprodução deverá OBRIGATORIAMENTE colocar a fonte com LINK para esta página | Comprar bodyboard.