Como escolher e comprar a sua Bodyboard?

prancha_bodyboard

Comprar bodyboard | Existem algumas dicas e noções básicas para escolher o modelo e tamanho correto de uma prancha de bodyboard se baseando no Tamanho, Peso e Altura. Para quem estiver iniciando ou também já pratica há um bom tempo é extremamente importante saber escolher o modelo e o tamanho da prancha de bodyboard para a sua evolução no esporte.

Curta a nossa Fan Page e siga no Instagram para receber diversas dicas sobre o bodyboarding.

Comprar bodyboard |Uma regra bem básica (referente a tamanho): Coloque a prancha em pé no chão e na sua frente, a bodyboard tem que bater mais ou menos na altura do seu umbigo (ou um pouco abaixo). Existem as exceções, mas a maioria segue essa recomendação básica. Este seria o tamanho ideal para você conseguir surfar bem. Leia e entenda mais como comprar sua prancha de bodyboard nas dicas abaixo.

Referente a largura da prancha de Bodyboard, é importante que ao colocar ela embaixo de seu braço você consiga segurá-la sem dificuldades. Comprar bodyboard então não é tão simples como parece, existem vários detalhes que realmente fazem a diferença na hora do surf.

comprar bodyboard

 TABELA DE RELAÇÃO PESO/ALTURA – TAMANHO DA BODYBOARD

Tamanho (Polegadas) em média
________________________________________________________________________________________

Bodyboard tamanho “37″ = 1,23cm a 1,53cm – 28 a 38kg

Bodyboard tamanho “37,5″ = 1,30cm a 1,47cm – 30 a 40kg

Bodyboard tamanho “38″ = 1,35cm a 1,52cm – 35 a 50 kg

Bodyboard tamanho “39″ = 1,40cm a 1,62cm – 40 a 55 kg

Bodyboard tamanho “39,5″ = 1,54cm a 1,60cm – 43 a 55 kg

Bodyboard tamanho “40″ = 1,58cm a 1,67cm – 50 a 60 kg

Bodyboard tamanho “40,5″ = 1,60cm a 1,70cm – 50 a 70 kg

Bodyboard tamanho “41″ = 1,70cm a 1,75cm – 57 a 80 kg

Bodyboard tamanho “41.5″ = 1,73cm a 1,77cm – 60 a 85 kg

Bodyboard tamanho “42″ = 1,77cm a 1,83 cm – 68 a 90 kg

Bodyboard tamanho “42’5″ = 1,84cm a 1,89cm – 79 a 95 kg

Bodyboard tamanho “43″ = 1,90cm a 2mt – 85 a 100 kg

Bodyboard tamanho “44″ = Acima de 1,90 – Acima de 100 kg

_________________________________________________________________________________________

Informamos que os anúncios a direita de seu visor são todos confiáveis, por gentileza apenas clique nos dois últimos da sua tela a direita para nos AJUDAR a manter nosso Site e projeto crescer, pois ganhamos com publicidade do google a cada clique. Somente clicando no último já geramos receita, Obrigado.

 PARA OS INICIANTES (Comprar bodyboard)

Mas como exatamente comprar bodyboard? Saiba como comprar e escolher sua prancha de bodyboard, escolher o bloco da bodyboard, rabeta, materiais da bodyboarding, etc.

Pra quem está começando, as pranchas mais largas são mais recomendadas que as mais estreitas, pois são mais estáveis e flutuam mais. Uma bodyboard mais fina serve para as ondas “buraco” e as pranchas mais grossas para ondas mais “cheias”.

O desempenho nas manobras não depende só do bodyboarder, mas também da qualidade e material da prancha. As pranchas com rabeta são indicadas para qualquer tipo de onda e sua canaleta ajuda o atleta na cavada da onda (botton turn). Sem a canaleta, o bodyboarder fica mais solto na hora de executar as manobras. Rabetas Bat-tail deixam a prancha solta e muito manobrável mas também funcionam melhor com canaletas para um melhor controle.

Tail é a traseira da prancha.

QUAL A LARGURA E O MELHOR SHAPE?

A bodyboard que tem o shape com o bico mais largo é mais apropriada para quem surfa deitado (prone) e a de bico estreito para  quem surfa mais de Drop Knee.

SHAPERS DE BODYBOARD

Embora muitos não percebam ou talvez não deem a devida atenção, existem diversos modelos e shapers de Bodyboard, que são produzidas para diversos tipos e tamanhos de ondas no mundo inteiro. O formato da prancha, borda, peso , tamanho, bloco, rabeta, são formas e modelos a serem consideradas na hora de comprar a bodyboard para uma boa performance.

TIPOS DE RABETAS DE BODYBOARD

rabetas de bodyboard

RABETA BAT TAIL
Esse tipo de rabeta possui um contorno especial, que fornece a prancha uma maior aderência na onda. É excelente em ondas buraco e rápidas, com bom desempenho também nas ondas cheias. É uma das rabetas mais usadas no mundo. Bat tail parece asas de Morcegos.

RABETA BAT SQUARE
Tem uma variação da bat com as pontas quadradas e área do centro reta. Excelente resposta nas cavadas e projeção acelerada em ondas rápidas e buraco.

RABETA SQUARE
Tem entrada centralizada e as pontas quadradas. Tradicional rabeta usada na década de 80, funciona melhor em ondas buraco e ajuda a quebrar a linha da onda.

RABETA CRESCENT TAIL
Em formato de “U”, essa rabeta é excelente para ondas cavadas, e para atingir grandes velocidades, permitindo ao atleta executar as manobras que exigem uma velocidade maior. É a rabeta mais utilizada no esporte e no mundo do bodyboard, escolher e comprar uma bodyboard com essa rabeta é certeza de evolução. Tem entrada centralizada e as extremidades pontudas. É ideal para ondas buraco e velozes, têm boa aderência nas cavadas e excelente resposta nos tubos. Crescent tail parece uma meia lua.

RABETA BAT ROUND
Semelhante ao bat tail, porém com a área central estendida e mais arredondada que adiciona um comprimento maior a prancha e dá maior sustentação para ondas cheias.

SHAPE PARA DROP-KNEE
A bodyboard para Drop-Kenee é bem diferente do shape para pegar onda de Prone, deitado. Seu bico é mais fino e a tendência é a prancha ser mais larga para uma boa flutuação, mas existem atletas, de modo especial os profissionais que preferem um shape e um corpo estreito para pegar mais velocidade e ter uma boa proporção na hora dos tubos e manobras.

comprar bodyboard

Rail
É onde o bodyboarder agarra a prancha ao lado, são as partes laterais da prancha, normalmente em cores diferentes. A grande maioria das pranchas apresentam uma combinação em medição de 60/40 ou 50/50. Teoricamente uma combinação 60/40 oferece mais controle enquanto a de 50/50 é mais rápida. A maioria das marcas fazem as suas pranchas com 60/40. Muitos bodyboarders nem percebem esta diferença, uma vez que ambas funcionam bem em qualquer prancha.

Mesh
É uma rede em material plástico colocada no core (bloco) da prancha para aumentar a projeção e durabilidade.

Slick
É a parte de baixo da bodyboard que desliza na onda e onde estão os canaletas (caso ela possua).

Stringer
A maioria das pranchas de bodyboard contêm no seu interior um ou dois “tubos” de carbono a que se dão o nome de “stringers” e têm como objetivo aumentar a resistência da prancha, reduzir a deformação e adicionar estabilidade ao core da prancha, tornando-a mais fácil de controlar e permitindo obter maiores velocidades na onda.

Nose
É o “bico ou nariz” da prancha, que fica virada para a frente.

QUE TIPO DE BLOCO DEVO ESCOLHER?

Existem diversos modelos produzidos. Os dois blocos mais usados e conhecidos mundialmente hoje são os PP e PE. O Bloco Duralight também é bastante usado em nosso país, foi desenvolvido especialmente para temperatura da água e tipo de onda do Brasil.

O bloco PP é mais “duro” enquanto o PE é mais mole e flexível. A escolha do bloco é um pouco relativo, o mesmo pode ser bom para um atleta e ruim para o outro, é uma questão de adaptação e de técnica de cada um. O bloco PE, por exemplo, é menos flutuante que o PP.

Pra quem sempre surfou com um “bloco duro”, ou PP, logo ao pegar um bloco PE vai sentir grandes dificuldades na volta das manobras. Pois o mesmo exige que o atleta seja mais “perfeito”.

Surfando com um bloco PE o bodyboarder tem mais controle na cavada e no tubo. É mais fácil ficar no trilho.

Para os iniciantes indicamos surfar com um bloco PP e com uma bodyboard mais larga, para poder ter uma boa instabilidade.

Existem diversas lojas de bodyboard, inclusive on line para fazer suas compras com segurança. Só lembramos que tocar e ver a prancha é muito mais seguro e confiante. Então na hora de comprar a sua bodyboard fique atento a essas dicas para não errar e se arrepender depois.

Mundo Bodyboard bloco

E OS STRINGERS?

Basicamente falando, são como “canos” dentro das bodyboards. Algumas possuem um ou dois stringes em cada bloco. Isso também afetará diretamente na fluidez, uma prancha com 2 stringers, por exemplo, poderá ser mais resistente, porém mais dura e o impacto será maior na aterrissagem das manobras.

Não existe uma regra para ditar qual é a melhor bodyboard, isso vai variar para o tamanho, peso, nível de surf do atleta, etc.  São vários fatores que podem fazer com que um tipo de bodyboard seja a melhor e mais adaptável para você. Experimente diversas pranchas até encontrar a sua, isso também fará você progredir muito.

FALANDO DE PÉ DE PATO

pe de pato bodyboard

E QUAL O TAMANHO DO PÉ DE PATO COMPRAR?

Depende… normalmente sempre usamos dentro desse padrão divulgado abaixo, mas existem fabricas e pés de pato (assim como os tênis) que possuem uma diferença. Nenhum pé é igual ao outro, existem exceções de largura e espessuras do mesmo. O correto seria experimentar e sentir ele no pé. Mas abaixo segue boas dicas de tamanho.

XS – 34/35 (extra small)
S – 36/37 (small)
M – 38/40 (medium)
L – 41/42 (large)
XL – 43/44 (extra large)

PÉ DE PATO SIMÉTRICO OU ASSIMÉTRICO?

Simétrico - são pés de pato que possuem simetria iguais, ou seja, não tem pé direito ou esquerdo definidos. Caso ele saia do seu pé em águas salgadas ele é feito de um material que boia. Lembrando que ele só flutua em água salgada.

Assimétrico - possui os dois pés diferente.

Os pés de pato assimétricos, pelo seu formato, são capazes com o tempo de causar lesões nas articulações de quem os usa com frequência (esportistas), pois quando é necessário que o usuário nade com as pernas alternadas, que é o que ocorre na maioria dos casos, há um desperdício de força por parte do atleta, pois exige maior força, já que uma parte dela é dissipada, jogada para o lado, não sendo direcionada totalmente para trás como deveria ser. Isso por causa do formato (pé direito e esquerdo).

Já os pés de pato simétricos (lados iguais) distribuem a força em forma de impulso necessário para o atleta, pois possuem o mesmo formato e são capazes de aproveitar ao máximo a energia gasta pelo nadador e dificilmente ocasionará lesões em quem os usa.

Entendeu como comprar bodyboard? Escreva abaixo nos comentários caso queira maiores informações e comente o que achou das dicas em nossa página exclusiva.

Comprar bodyboard não é tão simples como parece, mas com estas dicas você já estará bem orientado.

Projeto Mundo Bodyboard!!!

(C) copyright Mundo Bodyboard – O conteúdo desta página é de direito autoral da equipe Mundo Bodyboard. Qualquer tipo de cópia ou reprodução deverá OBRIGATORIAMENTE colocar a fonte com LINK para esta página | Comprar bodyboard.

Deixe seu comentário

Email
Print