Como escolher e comprar a sua Bodyboard?

prancha_bodyboard

Escolher e comprar bodyboard – Existem algumas dicas e noções básicas para escolher o modelo e tamanho correto de uma prancha de bodyboard se baseando no tamanho, peso e altura. Para quem estiver iniciando ou também já pratica há um bom tempo é extremamente importante saber escolher o modelo e o tamanho da prancha de bodyboard para a sua evolução no esporte.

Curta a nossa Fan Page e siga no Instagram para receber diversas dicas sobre o bodyboarding.

Uma regra bem básica (referente a tamanho): Coloque a prancha em pé no chão e na sua frente, a bodyboard tem que bater mais ou menos na altura do seu umbigo (ou um pouco abaixo). Existem as exceções, mas a maioria segue essa recomendação básica. Este seria o tamanho ideal para você conseguir surfar bem. Leia e entenda mais como comprar sua prancha de bodyboard nas dicas abaixo.

Referente a largura da prancha de Bodyboard, é importante que ao colocar ela embaixo de seu braço você consiga segurá-la sem dificuldades. Abaixo daremos dicas para auxiliar você a comprar uma bodyboard.

 TABELA DE RELAÇÃO PESO/ALTURA – TAMANHO DA PRANCHA

Tamanho (Polegadas) em média
________________________________________________________________________________________

Bodyboard tamanho “37″ = 1,23cm a 1,53cm – 28 a 38kg

Bodyboard tamanho “37,5″ = 1,30cm a 1,47cm – 30 a 40kg

Bodyboard tamanho “38″ = 1,35cm a 1,52cm – 35 a 50 kg

Bodyboard tamanho “39″ = 1,40cm a 1,62cm – 40 a 55 kg

Bodyboard tamanho “39,5″ = 1,54cm a 1,60cm – 43 a 55 kg

Bodyboard tamanho “40″ = 1,58cm a 1,67cm – 50 a 60 kg

Bodyboard tamanho “40,5″ = 1,60cm a 1,70cm – 50 a 70 kg

Bodyboard tamanho “41″ = 1,70cm a 1,75cm – 57 a 80 kg

Bodyboard tamanho “41.5″ = 1,73cm a 1,77cm – 60 a 85 kg

Bodyboard tamanho “42″ = 1,77cm a 1,83 cm – 68 a 90 kg

Bodyboard tamanho “42’5″ = 1,84cm a 1,89cm – 79 a 95 kg

Bodyboard tamanho “43″ = 1,90cm a 2mt – 85 a 100 kg

Bodyboard tamanho “44″ = Acima de 1,90 – Acima de 100 kg

_________________________________________________________________________________________

PARA OS INICIANTES

Comprar e escolher prancha de bodyboarding, escolher o bloco da bodyboard, materiais de bodyboarding, tipo de rabeta de bodyboarding, melhor prancha de bodyboard, todas estas dúvidas são normais no início.

Pra quem está começando, as pranchas mais largas são mais recomendadas que as mais estreitas, pois são mais estáveis e flutuam mais. Uma bodyboard mais fina serve para as ondas buraco e as pranchas mais grossas para ondas mais cheias.

O desempenho nas manobras não depende só do bodyboarder, mas também da qualidade e material da prancha. As pranchas com rabeta são indicadas para qualquer tipo de onda e sua canaleta ajuda o atleta na cavada da onda (botton turn). Sem a canaleta, o bodyboarder fica mais solto na hora de executar as manobras. Rabetas Bat-tail deixam a prancha solta e muito manobrável mas também funcionam melhor com canaletas para um melhor controle.

Tail é a traseira da prancha.

QUAL A LARGURA E O MELHOR SHAPE?

A bodyboard que tem o shape com o bico mais largo é mais apropriada para quem surfa deitado (prone) e a de bico estreito para  quem surfa mais de Drop Knee.

SHAPERS DE BODYBOARD

Embora muitos não percebam ou talvez não deem a devida atenção, existem diversos modelos e shapers de Bodyboard, que são produzidas para diversos tipos e tamanhos de ondas no mundo inteiro. O formato da prancha, borda, peso , tamanho, bloco, rabeta, são formas e modelos a serem consideradas na hora da compra para uma boa performance.

TIPOS DE RABETAS DE BODYBOARD

Rabeta tail bodyboard

RABETA BAT TAIL
Esse tipo de rabeta possui um contorno especial, que fornece a prancha uma maior aderência na onda. É excelente em ondas buraco e rápidas, com bom desempenho também nas ondas cheias. É uma das rabetas mais usadas no mundo. Bat tail parece asas de Morcegos.

RABETA BAT SQUARE
Tem uma variação da bat com as pontas quadradas e área do centro reta. Excelente resposta nas cavadas e projeção acelerada em ondas rápidas e buraco.

RABETA SQUARE
Tem entrada centralizada e as pontas quadradas. Tradicional rabeta usada na década de 80, funciona melhor em ondas buraco e ajuda a quebrar a linha da onda.

RABETA CRESCENT TAIL
Em formato de “U”, essa rabeta é excelente para ondas cavadas, e para atingir grandes velocidades, permitindo ao atleta executar as manobras que exigem uma velocidade maior. É a rabeta mais utilizada no esporte e no mundo do bodyboard, escolher e comprar uma bodyboard com essa rabeta é certeza de evolução. Tem entrada centralizada e as extremidades pontudas. É ideal para ondas buraco e velozes, têm boa aderência nas cavadas e excelente resposta nos tubos. Crescent tail parece uma meia lua.

RABETA BAT ROUND
Semelhante ao bat tail, porém com a área central estendida e mais arredondada que adiciona um comprimento maior a prancha e dá maior sustentação para ondas cheias.

SHAPE PARA DROP-KNEE
A bodyboard para Drop-Kenne é bem diferente do shape para pegar onda de Prone, deitado. Seu bico é mais fino e a tendência é a prancha ser mais larga para uma boa flutuação, mas existem atletas, de modo especial os profissionais que preferem um shape e um corpo estreito para pegar mais velocidade e ter uma boa proporção na hora dos tubos e manobras.

Rail
É onde o bodyboarder agarra a prancha ao lado, são as partes laterais da prancha, normalmente em cores diferentes. A grande maioria das pranchas apresentam uma combinação em medição de 60/40 ou 50/50. Teoricamente uma combinação 60/40 oferece mais controle enquanto a de 50/50 é mais rápida. A maioria das marcas fazem as suas pranchas com 60/40. Muitos bodyboarders nem percebem esta diferença, uma vez que ambas funcionam bem em qualquer prancha.

Mesh
É uma rede em material plástico colocada no core (bloco) da prancha para aumentar a projeção e durabilidade.

Slick
É a parte de baixo da bodyboard que desliza na onda e onde estão os canaletas (caso ela possua).

Stringer
A maioria das pranchas de bodyboard contêm no seu interior um ou dois “tubos” de carbono a que se dão o nome de “stringers” e têm como objetivo aumentar a resistência da prancha, reduzir a deformação e adicionar estabilidade ao core da prancha, tornando-a mais fácil de controlar e permitindo obter maiores velocidades na onda.

Nose
É o “bico ou nariz” da prancha, que fica virada para a frente.

QUE TIPO DE BLOCO DEVO ESCOLHER?

Existem diversos modelos produzidos. Os dois blocos mais usados e conhecidos mundialmente hoje são os PP e PE. O Bloco Duralight também é bastante usado em nosso país, foi desenvolvido especialmente para temperatura da água e tipo de onda do Brasil.

O bloco PP é mais “duro” enquanto o PE é mais mole e flexível. A escolha do bloco é um pouco relativo, o mesmo pode ser bom para um atleta e ruim para o outro, é uma questão de adaptação e de técnica de cada um. O bloco PE, por exemplo, é menos flutuante que o PP.

Pra quem sempre surfou com um “bloco duro”, ou PP, logo ao pegar um bloco PE vai sentir grandes dificuldades na volta das manobras. Pois o mesmo exige que o atleta seja mais “perfeito”.

Surfando com um bloco PE o bodyboarder tem mais controle na cavada e no tubo. É mais fácil ficar no trilho.

Para os iniciantes indicamos surfar com um bloco PP e com uma bodyboard mais larga, para poder ter uma boa instabilidade.

Existem diversas lojas de bodyboard, inclusive on line para fazer suas compras com segurança. Só lembramos que tocar e ver a prancha é muito mais seguro e confiante.

Mundo Bodyboard bloco

E OS STRINGERS?

Basicamente falando, são como “canos” dentro das bodyboards. Algumas possuem um ou dois stringes em cada bloco. Isso também afetará diretamente na fluidez, uma prancha com 2 stringers, por exemplo, poderá ser mais resistente, porém mais dura e o impacto será maior na aterrissagem das manobras.

Não existe uma regra para ditar qual é a melhor bodyboard, isso vai variar para o tamanho, peso, nível de surf do atleta, etc.  São vários fatores que podem fazer com que um tipo de bodyboard seja a melhor e mais adaptável para você. Experimente diversas pranchas até encontrar a sua, isso também fará você progredir muito.

Entendeu como comprar e escolher a sua bodyboard? Mande-nos um e-mail através do contato caso queira maiores informações.

Comprar e escolher bodyboard não é tão simples como parece, mas com estas dicas você já estará bem orientado. Gostou? Então adquira uma camiseta ou um adesivo, contribua com o nosso projeto de levar e divulgar nosso esporte cada vez mais.

Projeto Mundo Bodyboard!!!

(C) copyright Mundo Bodyboard – O conteúdo desta página é de direito autoral da equipe Mundo Bodyboard. Qualquer tipo de cópia ou reprodução deverá OBRIGATORIAMENTE colocar a fonte com LINK para esta página.

Deixe seu comentário

Email
Print